You are currently viewing Sustentabilidade: Conheça as suas Diferentes Formas

Sustentabilidade: Conheça as suas Diferentes Formas

Fique por dentro de todos conceitos de sustentabilidade e exemplos práticos de suas aplicações para cuidar do futuro do planeta.

Tempo de leitura: 7 minutos

Existem diferentes conceitos para definir a sustentabilidade que convergem para um mesmo propósito: a evolução das organizações e da sociedade como um todo.

Neste conteúdo, você terá a oportunidade de conhecer os diferentes tipos de sustentabilidade:

  • Sustentabilidade Ambiental;
  • Sustentabilidade Social;
  • Sustentabilidade Empresarial;
  • Sustentabilidade Financeira e Econômica.

Para conhecer um pouco mais sobre sustentabilidade, as diferentes formas de ser sustentável, e diversos outros conceitos relacionados ao tema é só continuar lendo este artigo. Elaboramos um guia com as principais informações.

O Que é Sustentabilidade?

É interessante buscar a etimologia da palavra. Ela vem do latim sustentare, que tem o sentido de apoio, sustentação e conservação.

Podemos definir o conceito como a habilidade de suprir as necessidades presentes, mas sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Ou seja: explorar os recursos naturais de maneira inteligente, para garantir a preservação do planeta, assim como a disponibilidade de recursos para serem explorados pelas futuras gerações.

Essa concepção tem sido amplamente debatida no contexto social atual. Além disso, foi tema de conferências, como a de Estocolmo em 1972; a Rio-92, em 1992; a Rio+10 em 2002; e a Rio+20, em 2012. Todas voltadas para o planejamento de metas de desenvolvimento sustentável, para que os países participantes busquem seu crescimento, porém mantenham um compromisso com os recursos naturais disponíveis no planeta.  

Os Benefícios

As práticas sustentáveis são imprescindíveis para a manutenção do nosso planeta, assim como para o futuro da humanidade. Só com a sustentabilidade teremos condições de viver em um mundo onde as empresas e as pessoas sejam capazes de gerar desenvolvimento sem causar danos aos ecossistemas e à biodiversidade.

Portanto, a educação ambiental é o caminho para que as pessoas entendam que estão inseridas no meio ambiente, precisam dos recursos naturais para viverem e que esses recursos não são inesgotáveis e, por isso, precisam ser preservados. 

Tipos de Sustentabilidade

Como comentamos anteriormente, existem diversas maneiras de ser sustentável. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas:

  • Sustentabilidade ambiental;
  • Sustentabilidade Social;
  • Sustentabilidade Empresarial;
  • Sustentabilidade Financeira e Econômica.

Sustentabilidade Ambiental

Uma mão segurando um monte de terra e planta.
Sustentabilidade ambiental é o uso dos recursos naturais de forma responsável.

A sustentabilidade ambiental preza pelo uso consciente dos recursos naturais. O objetivo é que os interesses da geração atual não comprometam os interesses das gerações futuras.

Para que a sustentabilidade ambiental seja efetiva, a sociedade deve viver de maneira harmoniosa com o meio ambiente, aproveitando de forma consciente os recursos naturais e usufruindo de melhor qualidade de vida para todos. 

Para isso, é preciso evitar ações que prejudiquem o planeta, como queimadas, desmatamentos e poluição, por exemplo. Também é possível promover ações sustentáveis em casa: separando o lixo e enviando para reciclagem, apoiando causas ambientais e adquirindo produtos de empresas que apoiem projetos ambientais.

Sustentabilidade Social

Sustentabilidade Social
A sustentabilidade social visa melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A sustentabilidade social busca ações que possam melhorar a vida da população como um todo. Para isso, ela propõe intervenções que sejam capazes de diminuir as desigualdades e proporcionar acesso amplo à educação, saúde e cultura.

Além de promover esse acesso às pessoas de baixa renda, tais ações melhoram a qualidade de vida de toda a população, promovendo uma sociedade justa e igualitária para todos.

Essas empresas também se preocupam em proporcionar bem-estar e  qualidade de vida aos seus colaboradores e às suas famílias por meio de ações de esporte, cultura e lazer.

Sustentabilidade Empresarial

Várias pessoas juntando as mãos ao centro.
Sustentabilidade empresarial são as ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Sustentabilidade empresarial é um termo que está se tornando cada vez mais popular e empresas sustentáveis têm ganhado destaque na preferência dos consumidores. A adoção da postura de preservação do meio ambiente é benéfica para o planeta e também para a própria empresa, que atrai cada vez mais clientes.

Sustentabilidade empresarial é a adoção de práticas, por parte de uma empresa, que busquem o desenvolvimento sustentável para a sociedade, que visa a preservação dos recursos naturais ao integrar as dimensões: social, ambiental e econômica. 

É claro que não se trata apenas de ações de marketing, mas de fazer com que as práticas adotadas tenham impactos positivos significativos também para o meio ambiente .

Além disso, também é importante que empresas criem ações para além de suas obrigações legais, e até mesmo externas a ela, com o objetivo de promover o amplo desenvolvimento socioambiental. Com isso, a sua imagem fica mais próxima da sustentabilidade empresarial.  

Sustentabilidade financeira e econômica

sustentabilidade
A sustentabilidade financeira traduz o uso dos recursos de forma equilibrada.

A sustentabilidade financeira e econômica foca nos modelos de gestões sustentáveis. Ela está muito ligada à sustentabilidade empresarial pois busca o crescimento econômico aliado ao desenvolvimento social. Sendo assim, ela procura formas de produzir, distribuir e utilizar as riquezas geradas pelo homem de forma mais justa.

Contudo, um grande desafio da sustentabilidade financeira e econômica para as empresas é a geração de lucros e empregos aliados às práticas de preservação do meio ambiente. No entanto, isso é possível a partir da adoção de práticas como o tratamento de resíduos orgânicos, e a geração de energia limpa.    

As vantagens da sustentabilidade financeira para as empresas são:

  • O aumento do lucro;
  • Aumento da competitividade;
  • Valorização das ações;
  • Melhora da imagem da empresa;
  • E tranquilidade financeira.

 Para aplicar esse conceito em seu negócio, você precisará de:

  • Organização;
  • Planejamento estratégico;
  • E uma gestão de qualidade, eficiente.

Por outro lado, deve evitar algumas práticas como:

  • Associação a esquemas para tirar vantagem em licitações;
  • Utilização de fontes de energia não renovável;
  • Omissão de informações sobre os produtos aos clientes;
  • Não utilização de logística reversa para evitar o descarte de produtos no meio ambiente.

Portanto, aplicar a sustentabilidade financeira e econômica em sua empresa é uma tarefa possível. Além disso, também pode oferecer muitos benefícios, como aumento da competitividade e lucros sem comprometer o planeta que deixará para seus filhos.   

Vantagens e Desafios da Sustentabilidade Empresarial

sustentabilidade
A sustentabilidade pode parecer desvantajosa, mas é preciso avaliar o todo.

Um dos grandes desafios que as empresas enfrentam para adotar o modelo de sustentabilidade empresarial é a questão financeira. Muitas vezes, pode parecer que a sustentabilidade irá gerar custos extras devido à necessidade de adaptação da empresa. Contudo, o que ocorre é justamente o contrário.

A implementação da sustentabilidade empresarial pode melhorar a imagem da empresa diante de seus consumidores e da comunidade em que atua, o que aumenta suas possibilidades de lucro.

A sociedade, cada vez mais, demanda por produtos de menor impacto ambiental e prioriza produtos e serviços que se adequam ao conceito de sustentabilidade empresarial.

Além do aumento de clientes e, consequentemente, dos lucros, essas práticas podem gerar economia de energia e dos custos na produção pela reciclagem, reutilização de água e compostagem. No longo prazo, essa economia se converterá em ganho monetário.  

Ações Sustentáveis

sustentabilidade
Toda pequena ação faz a diferença.

As ações sustentáveis podem ocorrer a nível individual, comunitário ou global. No entanto, todas são importantes. Veja alguns exemplos práticos de cada uma abaixo:

Ações individuais

  • Diminuir o uso de sacos plásticos;
  • Economizar água;
  • Reciclar;
  • Separar o lixo para a coleta seletiva;
  • Diminuir o consumo de carne bovina;
  • Dar preferência a produtos biodegradáveis.

Ações comunitárias

  • Reciclar;
  • Implantar sistema de esgoto;
  • Instalar biodigestores;
  • Investir em painéis solares;
  • E cultivar uma horta comunitária na comunidade.

Ações globais

  • Diminuir o consumo de energia elétrica;
  • Delimitar áreas ambientalmente protegidas;
  • Garantir alimentação a longo prazo;
  • Preservar os ecossistemas e a biodiversidade;
  • Criar unidades de conservação,
  • e criar tecnologias e formas de uso de energias renováveis. 

Como Promover Práticas Sustentáveis nas Empresas?

Se você deseja implementar a sustentabilidade em sua empresa, acompanhe esses tópicos abaixo, que apresentarão algumas ações efetivas que te ajudarão nessa tarefa.

Reaproveitar água da chuva: instalar sistemas de captação de água da chuva para usar em tarefas de limpeza, para regar plantas ou dar descarga nos sanitários é uma forma de economia de água e preservação da água potável.

Priorizar produtos biodegradáveis: utilizar produtos de higiene e limpeza biodegradáveis na sua empresa pode ser uma boa atitude, pois não são tóxicos e nem contaminam os cursos d’água e lençóis freáticos.

Investir em energia limpa: priorizar fontes de energia limpa, como painéis fotovoltaicos que produzem energia solar, irá gerar economia e menor impacto ambiental.

Descartar corretamente os resíduos: separar os resíduos, dando a destinação correta a cada um: reciclagem, compostagem, entre outros destinos ecologicamente corretos, é uma forma de contribuir para o bem do meio ambiente e das futuras gerações.

Utilizar a tecnologia a seu favor: usar aplicativos que favoreçam as ações sustentáveis. Um exemplo são aplicativos de mobilidade corporativa, que fazem a gestão de vale-transporte, rotas de caronas e possibilitam economia, comodidade e menor impacto ambiental pelo uso de combustível.

Produzir relatórios integrados: eles ajudam no planejamento e na verificação da viabilidade do projeto. Esses relatórios são responsáveis por garantir o desenvolvimento sustentável para a empresa e para o mercado.

Controlar os índices de sustentabilidade empresarial: o controle dos índices pode ser feito por meio de ferramentas de mensuração da sustentabilidade, que ajudam a medir os impactos sociais da empresa, avaliam os resultados e auxiliam no planejamento. Duas ferramentas muito utilizadas para esse fim são FDATool e SEAT.

Investir em planejamento e acompanhamento financeiro: por fim, investir em métricas e informações que visam garantir a continuidade dos negócios e a saúde financeira da empresa é mais uma das formas de ser uma empresa sustentável.

Considerações Finais

Agora que ficou mais claro o conceito de sustentabilidade, seus vários tipos e as suas vantagens para o futuro do nosso planeta é só começar a colocar as dicas em prática agora mesmo, para que sua empresa também faça a sua parte nessa missão.

A EMGD aposta na sustentabilidade e no desenvolvimento social e econômico das empresas e da sociedade mineira ao investir em tecnologias que promovam o uso consciente e a democratização da energia limpa e renovável.

Aposte você também na sustentabilidade e no futuro do nosso planeta. Conte com o BulbeBlog para descobrir mais textos sobre o assunto.

Deixe um comentário