Com o aumento da demanda de novas práticas sustentáveis junto ao aumento do desejo de ter o próprio negócio, novos empreendimentos focados no conceito de questão ambiental estão surgindo, mas engana-se quem acha que os resultados baseiam-se apenas neste contexto. 

A sustentabilidade une a capacidade de produção de produtos e serviços com o comprometimento ambiental, social e econômico.

O levantamento Global Entrepreneurship Monitor registrou 1,4 milhão de empresas abertas entre maio e agosto de 2021, mas muito além da vontade e do conhecimento para empreender, é necessário estar atualizado nas práticas que o bom negócio necessita para obter sucesso. 

Nesse sentido, empresas que estão alinhadas à sustentabilidade ganham cada vez mais destaque no mercado e se enquadram no chamado empreendedorismo sustentável. Mas você sabe o que este termo significa e o que ele engloba?

Para explicar e mostrar os benefícios deste formato de negócio, além de dicas para colocá-lo em prática, preparamos este conteúdo especial para você. Confira!

O que é empreendedorismo sustentável?

 Uma mulher segurando duas lâmpadas, uma em cada mão, enquanto as observa. Em uma mão, ela segura uma lâmpada com aspecto e textura de grama, e na outra, uma lâmpada comum. Ela veste camiseta branca e está sob um fundo claro.
O empreendedorismo sustentável tem se destacado cada vez mais com o objetivo de conscientização e responsabilidade ambiental.

O conceito de empreendedorismo sustentável pode ser resumido na busca pelo sucesso da empresa através do lucro sem deixar de lado o desenvolvimento ambiental

E este desenvolvimento pode ser conquistado a partir de produtos e serviços que entregam soluções ideais aos seus clientes e que também tenham boas práticas ambientais, preocupação econômica e iniciativas para o desenvolvimento social. 

Esta preocupação demonstra que gestores e líderes da empresa estão alinhados com as necessidades, não só dos clientes, mas também da sociedade como um todo. 

Mas você deve estar se perguntando: como funciona o empreendedorismo sustentável na prática?

Para isso, listamos 3 exemplos de iniciativas que podem te ajudar a entender como o desenvolvimento sustentável é aplicado junto aos negócios:

1. Fontes alternativas de energia

Imagem de painéis de energia solar sob um vasto gramado, ao ar livre, durante o dia.
A Bulbe Energia utiliza fazendas solares para fornecer energia solar e sustentável para grande parte de nossos clientes!

Existem fontes alternativas de energia que oferecem práticas mais acessíveis, limpas e sustentáveis – as chamadas energias verdes. A energia solar é um grande exemplo e aposta energética para o futuro. 

É possível usar energia solar para transformação em energia elétrica, também chamada de energia fotovoltaica. Além de limpa e simples, a energia elétrica gerada a partir da luz do sol tem o poder de diminuir o valor da conta de luz da sua empresa.

E você sabia que não é preciso necessariamente instalar painéis solares? Isso mesmo!

Existem empresas, como a Bulbe Energia, que faz o intermédio entre você e a energia sustentável que é produzida através de fazendas solares. Uma ótima ideia para começar a investir em sustentabilidade, não é mesmo?

Outra questão fundamental relacionada ao empreendedorismo sustentável é a preocupação com o desenvolvimento econômico.

2. Treinamentos internos e externos

Contratar e reter funcionários é uma das principais questões da rotina de empreendedores. Treinamentos e capacitações são caminhos encontrados para desenvolver tanto quem quer fazer parte da empresa, quanto quem já faz parte dela. 

Investir em treinamentos internos, voltados para a atualização de processos e ferramentas, demonstram sua preocupação com a carreira dos colaboradores e também contribui para a geração de receita da sua empresa, a partir de melhores entregas e resultados.

Além disso, ofertar cursos e treinamentos gratuitos para pessoas com pouca ou nenhuma renda auxilia na geração de conhecimento e potencializa as chances de crescimento econômico

E contribui para a formação de colaboradores alinhados com as necessidades da empresa. 

Nesse caso, não falamos somente no impacto econômico, pois esta prática auxilia ainda no desenvolvimento social e no clima organizacional

3. Clima organizacional

As relações interpessoais são determinantes para a boa execução dos trabalhos. Uma gestão preocupada com a forma que seus colaboradores se sentem e estão inseridos dentro dos processos faz parte do empreendedorismo sustentável. 

Ter valores bem claros e definidos ajudam na construção deste entendimento. Marque reuniões periódicas individuais e com líderes de time para entender como e onde a empresa pode melhorar constantemente. 

Um bom clima organizacional reflete em bons resultados para a empresa e gera bem estar a todos que fazem parte.

Quais os benefícios para os negócios?

Imagem de uma mulher vestindo roupas sociais e cumprimentando alguém com uma mão, enquanto com a outra, segura duas cartolinas de papel e um protótipo de painel solar mostrando um exemplo de dica de empreendedorismo sustentável.
O empreendedorismo sustentável pode impulsionar o sucesso dos seus negócios!

Empresas que se preocupam com a sustentabilidade do seu negócio conseguem diversos benefícios relacionados principalmente a percepção da marca e a geração de resultados de longo prazo. 

Empresas que buscam processos inovadores alinhados com boas práticas ambientais, econômicas e sociais ganham destaque no cenário corporativo,  sendo vistas como alinhadas às tendências e com potencial de crescimento. 

Visão esta não apenas dos clientes, mas também dos próprios colaboradores, que se sentem pertencentes e unidos a um propósito. 

Isto gera dois ótimos resultados: clima organizacional positivo, com vontade de trabalhar e crescer profissionalmente em um espaço de inovação e comprometimento com o desenvolvimento sustentável, e propaganda dos próprios funcionários que levam o nome da empresa em frente.

A percepção da marca interfere diretamente também na visão que o mercado, com maiores chances de investimentos e boa recepção de produtos e serviços. 

A longo prazo isso também gera resultados positivos e maior lucro. Tornando a empresa sustentável, inclusive, para ela mesma. 

4 dicas para colocar o empreendedorismo sustentável em prática

Close-up dos braços esticados de uma pessoa que veste roupa social e segura um punhado de terra com uma planta, sob fundo claro representando o empreendedorismo sustentável.
O empreendedorismo sustentável ganhou mais espaço no mercado entre os consumidores e as marcas.

Agora que você já viu o conceito e os benefícios dos negócios pautados pelos três pilares da sustentabilidade – ambiental, social e econômico – siga estas dicas que irão te ajudar a aplicar o empreendedorismo sustentável no dia a dia da sua empresa!

1) Invista em tecnologia

O digital tomou conta das nossas vidas graças a facilidade e praticidade de ferramentas tecnológicas. Por isso, invista em tecnologias sustentáveis.

As tecnologias sustentáveis são inovações que consideram os recursos naturais e promovem o desenvolvimento econômico e social. Assim, elas garantem operações pautadas nestes mesmos princípios

2) Estimule caronas solidárias e uso de transporte alternativo

Já pensou se seus colaboradores pudessem se revezar em caronas solidárias? Esta seria uma iniciativa que ajudaria a todos a economizar e também contribuir com o meio ambiente

Pesquise quem dos seus funcionários gostaria de participar da ação, monte planilhas de endereços e bairros próximos, e indique um responsável dos recursos humanos para gerenciar o agendamento das caronas. 

Além disso, estimule o rodízio interno de veículos. Um dia por mês combine com todos da empresa para usarem transporte público para evitar irem de carro, por exemplo.

Caso seja possível, invista em um ônibus da empresa. Transporte coletivo é um excelente benefício aos seus funcionários gerando impactos positivos à empresa.

3) Comunicação aberta e honesta com fornecedores e colaboradores

Nada melhor do que trabalhar em um ambiente aberto e colaborativo. 

Estimular a comunicação aberta e honesta tanto com seus fornecedores, quanto com seus colaboradores tornará o fluxo de operações mais fluido e dinâmico – o que  é essencial para o empreendedorismo sustentável. 

Todos devem estar alinhados em relação aos valores e a missão da empresa. Busque canais de comunicação diretos para comentários, críticas, sugestões, trocas e tenha como rotina esta relação entre suas equipes e relações com o público externo. 

4) Iluminação e Equipamentos

Os equipamentos que fazem parte do trabalho da empresa devem estar atualizados e constantemente monitorados para evitar gastos altos com energia e manutenção.

Outra questão importante nesse sentido é a iluminação das salas e espaços da empresa. 

Existem hoje opções mais em conta e sustentáveis que auxiliam no consumo da energia elétrica, como as lâmpadas de LED. Invista na compra para substituir por opções mais baratas e sustentáveis.

Viu só quanta coisa é possível fazer dentro do empreendedorismo sustentável

Se você pensa em empreender ou já possui o seu próprio negócio, não deixe de incorporar estas iniciativas que unem o lucro da empresa à sustentabilidade. Venha descobrir a energia solar por assinatura e economize muito mais!

Gostou do post? Para descobrir mais dicas sobre empreendedorismo e sustentabilidade, acesse nosso blog!

Escolha a Bulbe e
comece a economizar.