Uma das maiores despesas para uma empresa ou indústria, sem dúvida, é a energia elétrica. Ela é necessária para todos os processos operacionais, tornando-se uma parcela grande dos recursos financeiros. 

Analisando vantagens, os negócios estão aderindo novas formas de consumo, como a energia solar para empresas.

Atualmente, segundo um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), chamado “Quanto custa a energia elétrica para a indústria no Brasil?”, em 2021 os gastos do setor com energia elétrica podem ter representado mais de 40% de seus custos de produção. 

Como forma de economia e segurança energética, é importante a discussão sobre formas mais sustentáveis de consumo. 

Com a democratização do uso de energia solar para as empresas nos últimos anos, ficou ainda mais fácil aderir essas novas tecnologias enquanto diminui gastos da empresa e ajuda o meio ambiente.

Separamos as melhores informações para que você fique por dentro de como funciona a energia solar para empresas. Confira!

O que é a energia solar para empresas?

Imagem de dois empresários discutindo sobre energia solar para empresas. Um deles segura um protótipo de uma placa solar e uma lâmpada, e os dois a observam. 
A energia solar vale a pena para empresas e indústrias de qualquer tamanho.

Da mesma maneira que é utilizado em residências, a energia solar empresarial vai fazer uso da captação da luz do sol para o consumo energético

A maior diferença é o tamanho e a quantidade de painéis que precisam ser utilizados, pois uma empresa ou uma indústria consomem mais. 

O sistema solar fotovoltaico gera energia limpa e sustentável para as operações do negócio. Além disso, por ser utilizada uma fonte natural, a economia na conta é significativamente alta. 

De maneira técnica, as placas captam a luz solar, convertendo para energia elétrica através do efeito fotovoltaico. Assim, a energia passa por uma adaptação de corrente contínua para corrente alternada, possibilitando o uso em diversos processos operacionais

Como ter acesso à energia solar na empresa?

Existem algumas formas diferentes de começar a utilizar energia solar empresarial. Vejamos as duas mais comuns.

Placas solares próprias 

A mais comum e mais trabalhosa maneira de acesso é a instalação do sistema fotovoltaico na própria empresa. O primeiro passo é procurar especialistas para a construção de um projeto seguro e eficiente. 

Antes da instalação em si, é feita uma análise para identificar a quantidade de energia que a empresa consome em média durante o ano e os níveis de radiação solar que a área empresarial recebe.

Esses dados são importantes para mensurar quantas placas precisam ser instaladas e onde elas serão fixadas.

Após a conclusão do projeto, a própria empresa responsável entrará em contato com a rede de distribuição de energia para solicitar o acesso à rede.

E por último, é realizada uma vistoria da instalação, a troca das aparelhagens necessárias e a conexão com a rede. 

Neste formato, é importante lembrar que há o investimento com as placas, mas também são necessárias manutenção, pelo menos, uma vez por ano e limpezas periódicas. 

Fazendas solares

Imagem de uma fazenda de placas solares, durante o dia.
Com a Bulbe, você não precisará se preocupar com a instalação das placas de energia solar em sua empresa.

Uma outra forma de utilizar a energia solar para diminuir os gastos com eletricidade em sua empresa é contratar serviços de fazendas solares

Estas comercializam toda energia captada em grande áreas com instalações de placas de energia fotovoltaica.

E a maior vantagem é que não é necessário se preocupar com o investimento das instalações e nem com as manutenções nos próximos anos.

Para fazer parte desta modalidade, procure empresas especializadas no ramo, como nós, a Bulbe

Realizamos a intermediação entre consumidores e fazendas solares. Através da contratação do serviço, a sua empresa pode obter cotas solares, ajudando na economia e com a conservação do meio ambiente.

Conheça quem somos e nossos planos aqui e veja como economizar cada vez mais para sua empresa.

Benefícios da energia solar empresarial

Economia para sua empresa 

Comércios e indústrias estão cada vez mais migrando o seu consumo de energia para a solar, pois resulta em uma redução significativa nas contas. Os valores podem reduzir em até 15%, dependendo da quantidade utilizada por mês. 

Importante dizer que há uma taxa mínima da rede mesmo com o sistema de captação em seu próprio negócio. Ela ajuda as distribuidoras a suprirem os custos de sua infraestrutura e manter a energia sempre disponível.

Com o uso de energia fotovoltaica, a economia aumenta e o balanço financeiro da sua empresa se torna mais estável devido aos custos fixos e menos variáveis.

Segurança energética

O aumento do preço da energia elétrica no Brasil está ligada diretamente aos recursos naturais mais escassos, como a falta de chuva em longos períodos do ano

Conforme as regras das bandeiras tarifárias, empresas também entram no sistema de aumento da conta de luz dependendo da situação de risco de energia do país.

Utilizar a energia solar, garante que a organização esteja protegida dos aumentos dos valores. Sem contar que o sol é uma fonte mais limpa e inesgotável, evitando passar pela falta de energia.

Sustentabilidade

Empresas estão se transformando cada vez mais para alcançar a sustentabilidade em diversas operações. 

A conscientização da economia de energia para empresas é importante não somente para o meio ambiente, mas também para a eficiência energética do país e do mundo. 

De acordo com um relatório lançado pela ONU, “Acelerando Energia Limpa Através da Indústria 4.0”, a adesão às fontes energéticas mais limpas garante a operacionalidade e a sustentabilidade no desenvolvimento industrial.

Ou seja, acatar energias como a do sol, melhora as chances de crescimento do próprio mundo corporativo.

A instalação de sistemas fotovoltaicos nas empresas garante uma queda nos desperdícios e na degradação do meio ambiente pelas mãos humanas.

Marketing positivo para a empresa

De acordo com uma pesquisa realizada pela Union + Webster em 2019, 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. E esse número vem crescendo conforme a conscientização entre os consumidores aumenta.

Se a sua marca abraça a causa da sustentabilidade, a visão que clientes possuem sobre a empresa, melhora. Consequentemente, há um marketing de indicação mais forte, aumentando os seus resultados.

O estudo também apontou que 70% dos entrevistados disse que não se importa em pagar um pouco mais por isso.

Ou seja, além de economizar para sua própria empresa, você ainda conscientiza uma parcela grande de consumidores enquanto faz a sua parte para o meio ambiente.

Vale a pena a energia solar para empresas?

Imagem vista de baixo para cima de cinco pessoas em círculo com um dos braços esticados e apoiando os punhos no centro. Eles vestem roupa social e tem expressão feliz.
A energia solar é considerada a fonte adotada por grande parte das organizações no futuro, devido à sua fácil utilização e baixo custo.

A verdade é que o setor empresarial está abrindo os olhos cada vez mais para causas sustentáveis. Porque além de construir uma imagem positiva para a sua marca, há também uma economia considerável para o fluxo de caixa.

Como as instalações ou contratações de serviços de fazendo solares são proporcionais ao uso, micro, pequenas, médias e grandes empresas podem aderir ao sistema de energia solar.

Fazer parte dos novos conceitos do mercado, como a redução dos impactos ambientais, é um dos fatores que podem afirmar se a sua empresa vai ou não conseguir se adaptar às novas mudanças daqui pra frente.

Por isso, conte conosco, venha conhecer mais sobre a Bulbe e como podemos ajudar você e a sua empresa nas economias e nas questões sustentáveis. 

Visamos um mundo mais consciente e sustentável através da energia solar, venha fazer parte dessa mudança também!
Gostou do post? Tenha acesso a mais conteúdos sobre sustentabilidade economia visitando nosso blog.

Escolha a Bulbe e
comece a economizar.