Dicas de economia de energia elétrica é um tópico que sempre está em alta, mas em 2021, esse tema se tornou ainda mais relevante para o bolso do brasileiro

Além dos preços altos encontrados nas bombas de combustível, botijão de gás e nos supermercados, as pessoas viram os valores aumentarem também na conta de luz

Esse agravamento da inflação também na energia elétrica ocorreu, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), pela estiagem que afetou os reservatórios brasileiros e gerou uma crise hídrica – fatores que trouxeram ao consumidor a bandeira vermelha.

Para piorar, a expectativa é que essa seca – considerada a pior no Brasil em 90 anos – traga ainda mais consequências nos custos da geração de energia em 2022, afetando novamente o usuário. 

Os cálculos das tarifas preveem um reajuste de 19%, o que ainda é considerado otimista. Já a previsão interna da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aponta um aumento de 21% para o próximo ano.

Você sabe o que fazer para economizar nesse cenário desfavorável? Neste post, te apresentamos dicas de economia de energia para aliviar seu bolso!

Quais aparelhos consomem mais energia?

Antes de ir desligando e cortando o uso de tudo para economizar energia, é importante buscar informações para que tudo seja feito de forma correta. 

A primeira delas sendo sobre quais aparelhos consomem mais em casa, como:

  • Ar-condicionado;
  • Geladeira;
  • Chuveiro elétrico;
  • Forno elétrico;
  • Videogame;
  • Televisão;
  • Secadora de roupas.

Esses são alguns dos eletrônicos que mais fazem a conta subir no fim do mês, segundo o Banco BV. Na hora de usá-los, preste atenção em seu funcionamento, na necessidade e fique de olho também em possíveis manutenções, que podem fazer gastar ainda mais.

10 dicas de economia de energia

Agora que você sabe quais são os aparelhos que mais consomem e o que fazer com eles, aqui vão mais algumas das principais dicas de economia de energia!

1. Uma tomada para cada aparelho

Imagem da mão de uma pessoa prestes a inserir um fio de energia em uma tomada na parede, sendo uma das dicas de economia de energia.
Facilitador de vidas, o tal do “benjamin” não ajuda muito quando o assunto é economia de energia.

O famoso “benjamin” – ou “T” ou “régua” – está longe de ser uma das dicas de economia de energia.

Apesar de facilitar no dia a dia, ter vários aparelhos ligados na mesma tomada causam sobrecarga e aquecimento, que resultam em desperdício de carga elétrica. 

O ideal é que cada aparelho seja ligado em uma tomada independente. Com isso, não haverá uma perda de energia desnecessária e você não precisará pagar mais pelo uso.

2. Tire da tomada quando não estiver em uso

O stand-by também tem peso na conta de luz. A tal “energia em espera” ou “carga fantasma” é real e está presente na maioria dos aparelhos eletrônicos.

Apesar de não gastar tanto quanto se estivessem ligados, eles estarão desperdiçando energia quando ainda conectados à tomada

Então, se não estiver utilizando, principalmente durante à noite, uma das nossas dicas de economia de energia é tirar da tomada os eletrodomésticos não essenciais – como televisão, videogames, microondas, entre outros.

Isso também vale para os carregadores de celular. Se o aparelho já não estiver mais necessitando de carga e desconectado, tire o fio da tomada.

3. Não está no ambiente? Apague a luz e desligue o ventilador

Essa é uma das premissas mais básicas quando falamos de dicas de economia de energia: se você não estiver no ambiente, apague as luzes e desligue o ventilador.

Além disso, dê preferências às lâmpadas de LED para a sua casa, pois consomem até 80% menos do que as convencionais

O ventilador vai na contramão da dica do ambiente vedado. Como ele não resfria o local, mas sim faz com que o ar circule com maior velocidade, é importante que o cômodo esteja com janelas e portas abertas, para que a refrescância de fato ocorra e o ar circule. 

4. Dicas de economia de energia: abra as cortinas!

Essa é a mais simples de todas as nossas dicas de economia de energia. 

Se no verão a tendência é que você utilize mais o ar-condicionado e os ventiladores, compense na luz e aproveite que o dia dura um pouquinho mais – mesmo sem o horário de verão vigente no Brasil. 

Use a luz do sol o máximo possível. Em dezembro e janeiro, por exemplo, ela costuma durar até às 19h da noite

Então, a não ser que você necessite fazer uma leitura, procurar um objeto ou realizar alguma atividade que exija maior claridade, aproveite a luz natural e já deixe também o ambiente arejado.

5. Planeje o ar-condicionado

A imagem mostra um ar-condicionado na parede e uma pessoa segurando o controle remoto em direção ao aparelho.
Ligar o ar-condicionado naquele calor de 40 graus é inevitável, mas pense duas vezes.

Os aparelhos de ar-condicionado mais antigos consomem muito mais energia do que os atuais. Então, a nossa primeira dica de economia de energia é investir em modelos split e inverter

Outro ponto importante para economizar é garantir que o aparelho esteja corretamente dimensionado para o cômodo que irá ser instalado. Por isso, se atente à sua capacidade de resfriamento e ao tamanho do ambiente.

E não se esqueça de, sempre que possível, deixar o quarto fechado quando o aparelho estiver ligado, para que não tenha que consumir mais energia para resfriar uma área maior. 

E lembre-se: mesmo com essa atualização de modelo e com essas boas práticas, o ar-condicionado continua sendo um grande peso no fim do mês. Então, se puder, escolha mantê-lo desligado.

6. Use os eletrodomésticos com consciência 

Geladeiras, máquinas de lavar, secadora e ferro de passar roupas são essenciais, mas podem ser usados com mais sabedoria

A primeira das dicas de economia de energia em relação a eles é: preste atenção no horário e evite a utilização em momentos de pico de consumo.

Verifique se a porta da geladeira está fechando corretamente e evite ficar muito tempo com ela aberta. Também fique atento à temperatura e se está de acordo com a estação.

Você também pode acumular as roupas, tanto para lavar na máquina, quanto para passar com o ferro. Dessa forma, a capacidade máxima desses aparelhos será utilizada e a atividade não precisará ser realizada repetidas vezes.

E a secadora? Esqueça e só utilize em casos de extrema necessidade. Aproveite o sol!

7. Banhos mais rápidos e atenção na temperatura do chuveiro

Evite banhos longos, prefira deixar o chuveiro elétrico nos modos morno ou verão – principalmente em dias quentes – e, se possível, tome banho no momento em que a temperatura do dia está mais alta.

Para se ter um parâmetro sobre o gasto: quatro pessoas tomando banhos de 15 minutos cada, todos os dias, representam o consumo de energia de mais de 400 lâmpadas LED de 13W ligadas por uma hora. No final do mês? Mais R$100 na conta.

E diminuindo o tempo dos banhos, além de economizar energia, você contribui com o consumo consciente de água, que também é um assunto muito importante!

8. Economize na energia com Selos Procel

Imagem de um dedo apontando para um selo Procel como uma das dicas de economia de energia. O selo indica as especificidades do produto quanto ao seu consumo de energia.
O selo Procel é o que guia o consumidor na hora da compra e o ajuda na economia de energia. Sempre procure o aparelho com a letra A!

Das dicas de economia de energia, essa é a que sempre está na nossa cara.

Todos os eletrodomésticos vêm com um selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, o Procel. Essa etiqueta é um guia de economia de energia, praticamente.

Os que são sinalizados como “A” são os mais econômicos, portanto, na hora de escolher um aparelho, dê preferência a eles.

9. Verifique a rede elétrica da sua casa

Periodicamente é necessário verificar as condições da rede elétrica interna para evitar pontos de fuga de energia.

Além da economia de energia, é bom para identificar fios e cabos desencapados que podem ameaçar a segurança das famílias.

10. Energia sustentável

Vista aérea de painéis de energia solar, localizado em ambiente externo, durante o dia, em meio a um gramado.
Os painéis solares ajudam o meio ambiente e também na economia de energia!

A energia sustentável sempre irá aparecer quando falarmos sobre dicas de economia de energia, pois é o futuro.

Ela é gerada por fontes renováveis, podendo ser eólica, hidráulica, de biomassa entre outras consideradas verdes.

A energia solar, por exemplo, tem grande potencial e pode ser aproveitada de forma fácil e sem grandes investimentos através de fazendas solares, responsáveis pela produção de energia que será distribuída para os consumidores.

Aqui na Bulbe, nós somos responsáveis por fazer o intermédio entre você e a energia sustentável produzida por essas fazendas. Com nossa assinatura, você tem acesso a todos seus benefícios e ainda economiza!

A universalização da energia solar com custo acessível é um de nossos pilares!

Essas dicas de economia de energia vão te ajudar não só a aliviar a conta de luz, mas também a tomar mais cuidado com os seus aparelhos e a encontrar alternativas mais amigáveis ao planeta.

Gostou do post? Para descobrir mais dicas sobre economia e como aplicá-las, acesse nosso blog

Venha descobrir a energia solar por assinatura e economize muito mais!

Escolha a Bulbe e
comece a economizar.