Aqui, você confere os conceitos dos vários tipos de sustentabilidade e exemplos práticos de suas aplicações para cuidar do futuro do planeta | Bulbe Energia

A palavra sustentabilidade vem do latim sustentare, que significa apoio, sustentação e conservação. Sendo assim, o conceito de sustentabilidade pode ser definido como a habilidade de suprir as necessidades presentes sem comprometer as necessidades das gerações futuras.

Isso envolve explorar os recursos naturais de forma inteligente, garantindo sua preservação e a disponibilidade para as futuras gerações. 

Para conhecer um pouco mais sobre sustentabilidade, as diferentes formas de ser sustentável, e diversos outros conceitos relacionados ao tema, é só continuar lendo este artigo. Elaboramos um guia com as principais informações.

Quais são os 4 tipos de sustentabilidade?

O que significa sustentabilidade?

Existem diversas maneiras de ser sustentável. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas!

  • Sustentabilidade Ambiental;
  • Sustentabilidade Social;
  • Sustentabilidade Empresarial;
  • Sustentabilidade Financeira e Econômica.

Sustentabilidade Ambiental

Sustentabilidade ambiental é o uso dos recursos naturais de forma responsável.

A sustentabilidade ambiental preza pelo uso consciente dos recursos naturais. O objetivo é que os interesses da geração atual não comprometam os interesses das gerações futuras.

Para que a sustentabilidade ambiental seja efetiva, a sociedade deve viver de maneira harmoniosa com o meio ambiente, aproveitando de forma consciente os recursos naturais e usufruindo de melhor qualidade de vida para todos. 

Para isso, é preciso evitar ações que prejudicam o planeta, como queimadas, desmatamentos e poluição, por exemplo. Também é possível promover ações sustentáveis em casa, por exemplo, separando o lixo e enviando para reciclagem, apoiando causas ambientais e adquirindo produtos de empresas que apoiam projetos ambientais.

Sustentabilidade Social

A sustentabilidade social visa melhorar a qualidade de vida das pessoas.

A sustentabilidade social busca ações que possam melhorar a vida da população como um todo. Para isso, ela propõe intervenções que sejam capazes de diminuir as desigualdades e proporcionar acesso amplo à educação, saúde e cultura.

Além de promover esse acesso às pessoas de baixa renda, tais ações melhoram a qualidade de vida de toda a população, promovendo uma sociedade justa e igualitária para todos.

Essas empresas também se preocupam em proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos seus colaboradores e às suas famílias por meio de ações de esporte, cultura e lazer.

Sustentabilidade Empresarial

Sustentabilidade empresarial são as ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Sustentabilidade empresarial é um termo que está se tornando cada vez mais popular, e empresas sustentáveis têm ganhado destaque na preferência dos consumidores. A adoção da postura de preservação do meio ambiente é benéfica para o planeta e também para a própria empresa, que atrai cada vez mais clientes.

Esse tipo de sustentabilidade também trata da adoção de práticas por parte de uma empresa que busca o desenvolvimento sustentável para a sociedade e a preservação dos recursos naturais ao integrar as dimensões social, ambiental e econômica. 

É claro que não se trata apenas de ações de marketing, mas de fazer com que as práticas adotadas tenham impactos positivos significativos também para o meio ambiente.

Além disso, também é importante que empresas criem ações para além de suas obrigações legais, e até mesmo externas a ela, com o objetivo de promover o amplo desenvolvimento socioambiental. Com isso, a sua imagem fica mais próxima da sustentabilidade empresarial. 

Sustentabilidade Financeira e Econômica

A sustentabilidade financeira traduz o uso dos recursos de forma equilibrada.

A sustentabilidade financeira e econômica foca nos modelos de gestões sustentáveis. Ela está muito ligada à sustentabilidade empresarial, pois busca o crescimento econômico aliado ao desenvolvimento social. Sendo assim, ela procura formas de produzir, distribuir e utilizar as riquezas geradas pelo homem de forma mais justa.

Contudo, um grande desafio da sustentabilidade financeira e econômica para as empresas é a geração de lucros e empregos aliados às práticas de preservação do meio ambiente. No entanto, isso é possível a partir da adoção de práticas como o tratamento de resíduos orgânicos e a geração de energia limpa. 

As vantagens da sustentabilidade financeira para as empresas são:

  • aumento do lucro;
  • aumento da competitividade;
  • valorização das ações;
  • melhora da imagem da empresa;
  • tranquilidade financeira.

 Para aplicar esse conceito em seu negócio, você precisará de:

  • organização;
  • planejamento estratégico
  • gestão de qualidade eficiente.

Por outro lado, deve evitar algumas práticas, como:

  • associação a esquemas para tirar vantagem em licitações;
  • utilização de fontes de energia não renovável;
  • omissão de informações sobre os produtos aos clientes;
  • não utilização de logística reversa para evitar o descarte de produtos no meio ambiente.

Portanto, aplicar a sustentabilidade financeira e econômica em sua empresa é uma tarefa possível. Além disso, ela também pode oferecer muitos benefícios, como aumento da competitividade e lucros, sem comprometer o planeta para as próximas gerações. 

Quais são os benefícios da sustentabilidade?

Considerando as devastadoras consequências do aquecimento global para os oceanos, a fauna, as florestas e a humanidade no geral, práticas sustentáveis são cada vez mais essenciais para a preservação do nosso planeta e para assegurar um futuro para a humanidade.

Alguns dos principais benefícios da sustentabilidade para nós e para o planeta são: 

  • desenvolvimento respeitando a biodiversidade: só por meio da sustentabilidade poderemos viver em um mundo onde empresas e indivíduos possam gerar desenvolvimento sem causar danos aos ecossistemas e à biodiversidade;
  • redução da poluição: processos sustentáveis emitem menos gases poluentes na atmosfera e reduzem os níveis de poluição global. Isso resulta em uma melhor qualidade do ar, beneficiando nossa saúde respiratória e diminuindo o risco de doenças;
  • preservação de recursos naturais: um mundo sustentável significa o fim da exploração exagerada dos recursos naturais, conservando elementos essenciais como água potável e solo fértil para que possam ser usufruídos por todos, agora e no futuro;
  • melhoria na saúde: a sustentabilidade promove a saúde, tanto da natureza quanto dos animais e dos seres humanos, garantindo um ambiente mais equilibrado para todos. 

Portanto, a educação ambiental é o caminho para as pessoas entenderem que estão inseridas no meio ambiente, precisam dos recursos naturais para viver e que esses recursos não são inesgotáveis, por isso, precisam ser preservados. 

Para se inspirar: explore os principais filmes sobre sustentabilidade.

Qual é a importância da sustentabilidade para a sociedade e empresas?

Como vimos, a sustentabilidade é fundamental para assegurar o futuro das próximas gerações e a saúde do nosso planeta. No entanto, os benefícios das práticas sustentáveis vão além disso. Elas também trazem inúmeros benefícios para as empresas, como:

  • marketing verde: as estratégias de marketing verde focam nas ações sustentáveis e ecológicas adotadas pelas organizações, resultando em ótimos resultados na fidelização de clientes que buscam marcas confiáveis e preocupadas com seus impactos no planeta;
  • economia: ao adotar práticas sustentáveis, as empresas podem gerar uma economia significativa. Por exemplo, ao utilizar fontes de energia sustentável, uma empresa pode reduzir em até 95% sua conta de luz mensal;
  • melhoria na qualidade dos produtos e serviços: práticas sustentáveis nos processos de fabricação ou oferta de serviços podem melhorar a experiência geral do cliente e a qualidade do produto/serviço oferecido. Por exemplo, fazendas orgânicas podem vender frutas, verduras e legumes de maior qualidade, livres de agrotóxicos; 
  • atratividade para investidores: atualmente, muitos investidores procuram, além do retorno financeiro, investir em negócios que causem impacto social e ambiental positivo. Portanto, ao adotarem práticas sustentáveis, as empresas podem se tornar mais atrativas aos olhos desses investidores.

E os benefícios não param por aí. Além de apoiar as empresas, a sustentabilidade também gera impactos positivos para a sociedade, tais como:

  • eficiência energética: ao adotar energia renovável como principal fonte de eletricidade, casas, cidades e países tornam-se mais eficientes, além de protegerem os recursos naturais do planeta;
  • qualidade de vida: cidades mais limpas, natureza preservada e condições climáticas agradáveis resultam em uma melhor qualidade de vida para a sociedade em geral;
  • educação e conscientização: a adoção de ações sustentáveis fortalece a conexão entre as pessoas e o meio ambiente, conscientizando a sociedade sobre a importância de todos os elementos do ecossistema para uma vida saudável.

Qual é a diferença entre sustentabilidade e ESG?

Agora que você já sabe o que é ser sustentável, é hora de explorarmos um conceito que nasceu desse princípio e que cria práticas para orientar as empresas em suas jornadas ecológicas.

Estamos falando sobre ESG, sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa. Mas, o que isso significa?

  • Para investidores: ESG é uma régua para medir o desempenho de uma empresa nos três pilares: ambiental, social e de governança;
  • Para empresas: ESG serve como um guia de práticas que devem ser adotadas para uma organização ser considerada sustentável. 

A seguir, exploraremos melhor cada um dos pilares do ESG! 

Pilares do ESG

Na tabela a seguir, você encontrará os detalhes dos três pilares do ESG e alguns exemplos de ações que as empresas podem adotar em cada um deles.

Pilar DescriçãoExemplos de ações
AmbientalTudo que diz respeito à conservação do meio ambiente e redução de impactos negativos ao ecossistema Reduzir a emissão de carbonoAdotar energia solar para empresas
SocialHarmonia entre os diversos autores que fazem parte da empresa ou são afetados por elaEstabelecer cotas para a contratação de minoriasOferecer benefícios que promovem o bem-estar dos colaboradores, como vale-cultura
GovernançaTransparência sobre o desempenho, resultados e impactos sociais e ambientaisDivulgar informações financeiras e operacionais regularmenteSeguir um código de conduta ético e respeitar as leis e regulamentações específicas

Quais são os desafios da sustentabilidade empresarial?

A sustentabilidade pode parecer desvantajosa, mas é preciso avaliar o todo.

Um dos grandes desafios que as empresas enfrentam ao adotar o modelo de sustentabilidade empresarial é a questão financeira. Muitas vezes, pode parecer que a sustentabilidade gerará custos extras devido à necessidade de adaptação da empresa. Contudo, o que ocorre é justamente o contrário.

A implementação da sustentabilidade empresarial pode melhorar a imagem da companhia diante de seus consumidores e da comunidade em que atua, o que aumenta suas possibilidades de lucro.

A sociedade, cada vez mais, demanda por produtos de menor impacto ambiental e prioriza soluções que se adequam ao conceito de sustentabilidade empresarial.

Além do aumento de clientes e, consequentemente, dos lucros, essas práticas podem gerar economia de energia e dos custos na produção pela reciclagem, reutilização de água e compostagem. No longo prazo, essa economia se converterá em ganho monetário. 

Como está a sustentabilidade no Brasil?

Apesar de existirem grandes desafios para a sustentabilidade no Brasil, como o desmatamento da floresta amazônica, a poluição e a grande desigualdade social, nosso país é destaque em sustentabilidade em alguns setores essenciais, como:

  •  energético: em 2023, o Brasil bateu o recorde na geração de energia limpa, com 93% de toda a energia gerada vindo de fontes renováveis, com energia solar, eólica e, principalmente, hidrelétrica;
  • agrário: iniciativas sustentáveis, como a agricultura regenerativa, estão ganhando força no setor agrícola, tornando-o mais competitivo e com destaque internacional. 

Quais são as principais ações sustentáveis?

Toda pequena ação faz a diferença.

As ações sustentáveis podem ocorrer de forma individual, comunitária ou global. No entanto, todas são importantes. Veja alguns exemplos práticos de cada uma abaixo:

Ações individuais

  • Diminuir o uso de sacos plásticos: a poluição por plástico é um problema global, responsável por ameaçar os oceanos e a vida de milhares de espécies. Reduzir o uso de sacolas é uma ação pequena, mas que ajuda a preservar a vida marinha. 
  • Economizar água: conserva um recurso vital, garantindo sua disponibilidade para as futuras gerações.
  • Reciclar: reduz a quantidade de lixo em aterros e economiza recursos naturais e energia. 
  • Separar o lixo para a coleta seletiva: facilita a reciclagem dos materiais.
  • Diminuir o consumo de carne bovina: a produção de carne é uma grande responsável pela emissão de gases do efeito estufa. Por isso, diminuir o consumo de carne ajuda na redução da pegada de carbono.
  • Dar preferência a produtos biodegradáveis: reduz a quantidade de resíduos gerados e ajuda a conservar o ecossistema. 

Ações comunitárias

  • Reciclar: reduz a poluição por meio da reutilização de materiais. 
  • Implantar sistema de esgoto: reduz o risco de doenças e garante uma qualidade de vida melhor para a população.
  • Instalar biodigestores: diminui os resíduos orgânicos que podem ser transformados em biogás e biofertilizantes. 
  • Investir em painéis solares: reduz a emissão de gases do efeito estufa e diminui os gastos com energia elétrica.
  • Cultivar uma horta comunitária na comunidade: auxilia na redução da dependência de alimentos industrializados, diminuindo também os resíduos gerados.

Ações globais

  • Diminuir o consumo de energia elétrica: economiza recursos naturais e reduz a emissão de gases nocivos para o meio ambiente. 
  • Delimitar áreas ambientalmente protegidas: ajuda a conservar a natureza e a proteger e preservar a biodiversidade da fauna local. 
  • Garantir alimentação a longo prazo: conserva a fertilidade do solo para as futuras gerações e reduz a dependência de fertilizantes.
  • Preservar os ecossistemas e a biodiversidade: garante o equilíbrio do planeta e a existência em harmonia de todas as espécies. 
  • Criar unidades de conservação: protege áreas em risco, garantindo a segurança de habitats e espécies ameaçadas.
  • Criar tecnologias e formas de uso de energias renováveis: reduz a dependência de combustíveis fósseis e promove o desenvolvimento de tecnologias limpas e inovadoras. 

Como promover práticas sustentáveis nas empresas?

Se você deseja implementar a sustentabilidade em sua empresa, acompanhe os tópicos abaixo, que apresentarão algumas ações efetivas que ajudarão você nessa tarefa!

  • Reaproveitar água da chuva: instalar sistemas de captação de água da chuva para usar em tarefas de limpeza, para regar plantas ou dar descarga nos sanitários é uma forma de economia de água e preservação da água potável.
  • Priorizar produtos biodegradáveis: utilizar produtos de higiene e limpeza biodegradáveis na sua empresa pode ser uma boa atitude, pois não são tóxicos e nem contaminam os cursos d’água e lençóis freáticos.
  • Investir em energia limpa: priorizar fontes de energia limpa, como painéis fotovoltaicos que produzem energia solar, traz mais economia e menor impacto ambiental.
  • Descartar corretamente os resíduos: separar os resíduos, dando a destinação correta a cada um: reciclagem, compostagem, entre outros destinos ecologicamente corretos, é uma forma de contribuir para o bem do meio ambiente e das futuras gerações.
  • Utilizar a tecnologia a seu favor: usar aplicativos que favoreçam as ações sustentáveis. Um exemplo são aplicativos de mobilidade corporativa, que fazem a gestão de vale-transporte, rotas de caronas e possibilitam economia, comodidade e menor impacto ambiental pelo uso de combustível.
  • Produzir relatórios integrados: eles ajudam no planejamento e na verificação da viabilidade do projeto. Esses relatórios são responsáveis por garantir o desenvolvimento sustentável para a empresa e para o mercado.
  • Controlar os índices de sustentabilidade empresarial: o controle dos índices pode ser feito por meio de ferramentas de mensuração da sustentabilidade, que ajudam a medir os impactos sociais da empresa, avaliam os resultados e auxiliam no planejamento. Duas ferramentas muito utilizadas para esse fim são FDATool e SEAT.
  • Investir em planejamento e acompanhamento financeiro: por fim, investir em métricas e informações que visam garantir a continuidade dos negócios e a saúde financeira da empresa é mais uma das formas de ser uma empresa sustentável.

Saiba mais sobre sustentabilidade com a Bulbe

Agora que ficou mais claro o conceito de sustentabilidade, seus vários tipos e as suas vantagens para o futuro do nosso planeta, é só começar a colocar as dicas em prática agora mesmo, para que sua empresa também faça a sua parte nessa missão.

A EMGD aposta na sustentabilidade e no desenvolvimento social e econômico das empresas e da sociedade mineira ao investir em tecnologias que promovem o uso consciente e a democratização da energia limpa e renovável.

Aposte você também na sustentabilidade e no futuro do nosso planeta. Conte com o BulbeBlog para descobrir mais textos sobre o assunto.

Escolha a Bulbe e
comece a economizar.