Dados são do novo estudo da Bulbe, que revelou os nomes frequentemente associados à pauta sustentável no país pelos brasileiros
Se você já se sentiu inspirado a adotar hábitos mais sustentáveis ao acompanhar famosos como Gisele Bündchen, Luciano Huck ou Xuxa, saiba que está longe de ser o único.
Quando o assunto é comprometimento ambiental, esses são os três nomes brasileiros mais citados, de acordo um dos nossos estudos recentes.
Segundo nossa pesquisa, 80% dos entrevistados afirmaram que acompanham personalidades engajadas com a causa ambiental e, além disso, aprenderam práticas relevantes, como consumo consciente (24,4%), reciclagem (18,1%) e proteção da fauna e flora (17%).
A pesquisa evidencia que o envolvimento público de artistas é visto como essencial para provocar mudanças reais em prol do meio ambiente.
De Gisele Bündchen à Aline Matulja: a influência sustentável
Em um momento no qual muito se discute o papel social dos influenciadores e artistas, algo que o levantamento da Bulbe comprova é como, ao menos no que se refere à sustentabilidade, o que não falta no Brasil são bons exemplos — sejam eles atores, músicos, apresentadores ou criadores de conteúdo.
O estudo revelou que, além de celebridades tradicionais, influenciadores digitais também têm se destacado no ativismo ambiental. Além de Gisele Bündchen, que é embaixadora da ONU para o Meio Ambiente, outros nomes como Luciano Huck, Xuxa e Felipe Neto apareceram entre os mais mencionados. Ativistas e “greenfluencers” como Luiza Mell e Aline Matulja também conquistaram espaço.
Outra personalidade que tem usado sua visibilidade para abordar temas ambientais é Anitta. Em eventos como o “Dear Earth”, promovido pelo YouTube, a cantora reforçou a importância de retribuir os cuidados que a natureza sempre proporcionou.
O impacto real da influência sustentável
Como as experiências do público deixam claro, se engana quem pensa que o trabalho de uma personalidade não seja capaz de gerar mudanças sociais significativas, sobretudo em um contexto de debates e discussões sobre a natureza e o futuro do planeta.
Na verdade, muitas vezes, acompanhar alguém que se admira pode ser o impulso inicial para a adoção de práticas sustentáveis… mesmo aquelas que, à primeira vista, soam simples e sem grandes impactos.
Entre os ouvidos, por exemplo, acompanhar os famosos citados acima acabou se revertendo, em certos momentos, à obtenção de conhecimentos valiosos — o consumo consciente (24,4%), a reciclagem e redução do desperdício (18,1%) e a proteção da fauna e flora (17%) sendo os mais comuns.
Demais assuntos específicos, como informações sobre energia renovável (11,9%), também aparecem entre aqueles com que parte dos respondentes tiveram contato através de um influencer ou artista, seja na TV ou nas redes.
O que torna uma personalidade um Ícone Sustentável?
Mas, afinal, qual seria o segredo dos famosos para mobilizar questões tão importantes por meio de seus canais?
Pelo menos para quem as elegeu os ícones da sustentabilidade, a resposta pode ser explicada por três pontos-chave, que supostamente os uniria: o fato de que eles parecem colocar em prática o que dizem (26,7%), a capacidade de usar a influência para atingir as pessoas positivamente (19,2%) e, por fim, o compromisso em se envolver continuamente com causa e iniciativas (18,3%).
Metodologia
Para identificar quais as celebridades mais sustentáveis do país, nas últimas semanas, entrevistamos 500 brasileiros residentes em todas as regiões do país.
Ao todo, os respondentes tiveram acesso ao total de 5 questões, que exploraram os nomes mais lembrados no quesito sustentabilidade, o que faz de uma pessoa pública um bom exemplo e os aprendizados ambientais deixados por influenciadores, famosos e criadores de conteúdo.
A organização das respostas possibilitou a criação de diferentes rankings, nos quais você confere o percentual de cada alternativa apontada pelos entrevistados.