O ano de 2021 foi de extremos em relação ao clima, tanto no Brasil, quanto no mundo. Já há alguns anos que precisamos nos atentar aos riscos desse problema e pensar em como preservar o meio ambiente.

Nada é por acaso. Os recordes de temperaturas acima de 40ºC, furacões, incêndios, crise hídrica e tantos outros acontecimentos naturais são consequências das mudanças climáticas.

Segundo relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre as Mudanças Climáticas), essas mudanças têm influência dos seres humanos e são irrefutáveis, irreversíveis e levaram a um aumento de 1,07º na temperatura do planeta.

Mas você sabe como podemos fazer a nossa parte para desacelerar esse processo? Separamos 8 dicas fundamentais de como preservar o meio ambiente. Confira!

1. Recicle, reutilize e reaproveite

A imagem contém uma pessoa separando itens recicláveis dentro de uma sacola enquanto veste luvas de proteção como dica para preservar o meio ambiente
 Reciclar é um dos caminhos para a preservação do meio ambiente!

Quando falamos de reciclagem como forma de preservar o meio ambiente, logo pensamos em lixo e somente lixo. E, claro, devemos separar os materiais e colocar nos devidos lugares. Mas não para por aí.

O ato de levar uma ecobag ao mercado também é reciclagem, pois, além de estar consumindo menos plástico, aquela sacola de pano será reutilizada inúmeras outras vezes para compras.

O mesmo pode ser dito de embalagens com opção de refil. Ao invés de adquirir, por exemplo, outro recipiente plástico de um sabão líquido, compre somente o refil e reutilize o que você já tem em casa.

Faça a compostagem do seu lixo orgânico para adubar plantas e doe roupas, brinquedos e outros objetos que não fazem mais parte do seu uso. Com certeza, serão reaproveitadas por outras pessoas.

Separe o lixo reciclável e, caso sua prefeitura não tenha um ponto de coleta, combine com catadores de papelão e plástico que andam pelas ruas. 

Você ajuda a preservar o meio ambiente e ainda faz a economia daquela pessoa girar.

2. Consumo consciente

Na mesma linha do reaproveitamento e, uma boa dica de como preservar o meio ambiente, é ter consciência do seu consumo. É bom não só para o cuidado com o planeta e futuras gerações, mas também para o seu bolso.

O consumo consciente abrange não só a esfera dos problemas ambientais, mas também dos econômicos, sociais e políticos, pois os padrões de produção se tornam cada vez mais insustentáveis. 

O consumo consciente reforça que um produto ou serviço deve se atentar e reduzir o uso de recursos naturais, materiais tóxicos, emissão de poluentes e geração de resíduos. Isso também significa pensar nas gerações futuras.

E você, como consumidor, pode buscar por marcas e empresas que tenham esse compromisso com o planeta, cobrando maior transparência delas em relação à sua produção e exigindo ações mais eficazes.

3. Aposte em energias renováveis

Vista aérea de ambiente ao ar livre, durante o dia, mostrando painéis de energia solar.
A Bulbe utiliza a Fazenda Corvina, localizada em Minas Gerais, para fornecer energia solar para grande parte de nossos clientes e ajudar na preservação do meio ambiente.

Você sabia que 80% da energia gerada em todo planeta é originada por combustíveis fósseis? Isso significa que toda essa energia vem de fontes não-renováveis

E seja através da perfuração de petróleo, mineração da floresta boreal ou de usinas de carvão altamente tóxicas, essas extrações são extremamente prejudiciais ao meio ambiente.

Sem contar o lado político-social, que sofre há séculos com guerras causadas pela exploração desses combustíveis, a escolha pela utilização de energias de recursos limitados gera impactos ambientais irreversíveis e são a principal causa do aquecimento global

Então, como preservar o meio ambiente nessas circunstâncias? Apostar em energias renováveis é também apostar no futuro.

Espera-se que a indústria e os governos cumpram seu papel, mas enquanto isso, podemos levar esse consumo mais sustentável para nossas casas e empresas

A Bulbe oferece, sem necessidade de grandes investimentos ou obras, energia solar a preços acessíveis. O objetivo é a universalização dessa energia limpa e sustentável para que o planeta e o seu bolso se beneficiem.

4. Segunda (e alguns outros dias da semana também) sem carne

 Imagem apresenta um prato de cor azul, em cima de uma superfície clara, com uma planta ao lado. No centro do prato está escrito a palavra “vegan” em inglês, que significa “vegano”.
Quando falamos em como preservar o meio ambiente, a alimentação vegana não pode ficar de fora. Isso porque ela ajuda na redução de emissão de CO2, entre outros benefícios.

É cientificamente comprovado que a pecuária é responsável pela emissão de 14,5% dos gases causadores do efeito estufa, além de ser a razão de 80% do desmatamento somente no Brasil.

A produção de 1kg de carne bovina gera a emissão de 335g de CO2. Ainda na comparação, consumir essa quantidade de carne causa o mesmo dano no meio ambiente que dirigir um carro por cerca de 1600 quilômetros.

Fora o gás carbônico emitido, um consumidor de carne demanda indiretamente mais de 3800 litros de água por dia, segundo a Bureau of International Information Programs.

Com esses dados em mente, não só associações veganas e vegetarianas, como a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), mas também órgãos públicos começaram a prestar atenção nesse consumo tão comum e enraizado culturalmente na nossa sociedade.

Em 2009, foi lançada no Brasil a “Segunda Sem Carne”, uma parceria da SVB com a Secretaria do Verde e do Meio-Ambiente da Prefeitura de São Paulo.

A proposta da campanha é que as pessoas, mesmo que não vegetarianas/veganas, reduzam seu consumo de carne como uma forma de preservar o meio ambiente.

Segundo dados do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo, esse projeto obteve resultados significativos na preservação do meio ambiente.

Em 2017, 57 bilhões de litros de água foram economizados, 500 milhões de m² de terra não foram desmatados e 280 mil toneladas de CO2 não foram emitidas e deixaram de poluir o ambiente.

Esses dados correspondem ao não consumo de carne apenas dos programas públicos do governo, como no “Bom Prato” e nas escolas estaduais. 

Agora imagine a contabilização individual de cada um nessa redução de consumo? É uma alternativa a se pensar!

5. Respeite os animais

Muitas pessoas deixam de consumir carne por uma questão político-social em relação aos animais. Outras usam como forma de preservar o meio ambiente.

No entanto, a carne animal como comida é também questão cultural secular e não será extinta de uma hora para outra. Reduzir ou deixar de consumir não é a única forma de preservar o meio ambiente e respeitar esses seres vivos.

É preciso respeitar esses seres e seus habitats, proteger os silvestres e também os domésticos.

Faça isso denunciando maus-tratos e ilegalidades, como a venda, criação não autorizada e o abandono de animais. 

6. Economize água

Uma das dicas de como preservar o meio ambiente é economia de água, por isso a imagem de close-up de uma torneira liberando uma gota d’água.
Economizar água promove a sustentabilidade do planeta e garante o abastecimento de gerações futuras!

A economia de água como dica de como preservar o meio ambiente não precisa vir somente na vista do consumo de carne e da grande indústria pecuária.

Atitudes simples, como acumular e lavar toda a roupa em um só dia da semana, fechar as torneiras quando não estiver usando, se atentar a vazamentos e reaproveitar a água da máquina para lavar o quintal, já fazem também uma grande diferença.

7. Plante árvores

Imagem de uma árvore localizada no centro da imagem, representando o meio ambiente. É possível ver em volta um vasto gramado, durante o dia.
As árvores têm papel importantíssimo quando falamos em preservar o meio ambiente, isso por causa da absorção de gases que causam o efeito estufa.

Quer melhor forma de preservar o meio ambiente do que plantar uma árvore? Você pode plantar aí na calçada da sua casa ou talvez pagar um valor simbólico para que algum dos programas com esse propósito faça para você.

Essa atitude vem também de grandes eventos, como o Rock in Rio, por exemplo. O festival de música é um dos maiores do mundo, logo também tem uma alta taxa poluente.

E para diminuir seu impacto ambiental, a organização lançou em 2016 o Amazônia Live, que é um projeto socioambiental focado no plantio em áreas desmatadas da floresta amazônica.

No ato da compra do ingresso do festival também é sugerido ao consumidor um acréscimo de valor próximo de R$6 para plantar uma árvore.

8. Quando puder, evite o carro

Ter um carro é um conforto absoluto e facilita a vida em muitas situações, mas nem sempre é necessário.

Antes de dar a partida, questione: será que eu preciso ir de carro ou consigo ir a pé? É possível pegar transporte público?

A emissão dos gases poluentes dos automóveis afetam diretamente a vida das pessoas, principalmente nas metrópoles.

Por isso, quando puder, dê ou pegue caronas, divida uma corrida de aplicativo com amigos, caminhe ou vá de bicicleta. Isso é bom para o meio ambiente e para a sua saúde!

Coloque em prática as dicas de como preservar o meio ambiente

Com o passar dos anos, está ficando cada vez mais claro o impacto quase irreversível que a poluição humana tem no planeta.

Vemos o crescimento das energias renováveis no Brasil e no mundo, mas ainda é um número baixo se comparado ao domínio dos combustíveis fósseis.

As dicas de como preservar o meio ambiente podem ser simples – e isso é ótimo, pois podemos colocá-las em prática no nosso cotidiano e espalhar essa palavra para as futuras gerações!

Para descobrir mais dicas sobre sustentabilidade, venha conhecer o nosso blog!

Escolha a Bulbe e
comece a economizar.