Dia do Meio Ambiente: entenda por que pautas ambientais ainda despertam pouco interesse no Brasil
Brasileiros revelaram os principais fatores que afastam a população de conteúdos sobre o meio ambiente
Seja nos mecanismos de busca, jornais ou redes sociais, você costuma consumir informações sobre o meio ambiente?
De acordo com nosso novo estudo, que desvendou a relação de centenas de internautas com pautas ambientais, muitos brasileiros revelaram não procurar saber sobre o tema.
Na verdade, conforme demonstraram as experiências dos entrevistados, pautas ambientais ocupam a última posição no ranking dos assuntos mais buscados ativamente no país.
Mas por que existe uma lacuna entre a importância dos tópicos em questão e o engajamento das pessoas?
Neste conteúdo, você vai entender por que temas ambientais ainda não estão na rotina dos brasileiros e o que causa esse distanciamento. Confira!
Pautas ambientais: o tema que menos interessa à população?
A pesquisa avaliou o interesse ativo dos brasileiros por diferentes temas de conteúdo, analisando quais assuntos são mais buscados com frequência.
Entre os dez tópicos considerados, as questões ambientais — como meio ambiente e sustentabilidade — aparecem em último lugar no ranking.
46,2% dos entrevistados afirmam procurar esse tipo de informação com regularidade, o menor percentual entre todos os temas avaliados.
Quais os obstáculos para o interesse ambiental no Brasil?
O baixo engajamento com temas ambientais tem explicações claras.
Entre os principais obstáculos apontados por nossos entrevistados para o consumo limitado desses conteúdos, estão:
- 27,6%: informações difíceis de encontrar
- 19%: fontes pouco confiáveis ou contraditórias
- 16%: conteúdos longos, densos ou pouco objetivos
- 12,2%: falta de exemplos práticos
Quando os brasileiros costumam buscar informações sobre o meio ambiente?
Como consequência, conforme apontado pelas experiências dos participantes, o interesse sobre questões ambientais tende a surgir principalmente em momentos de crise.
Desastres naturais ou impactos diretos no dia a dia das pessoas são o maior motivo de interesse por informação.
Fora desses contextos, o contato com o tema costuma ocorrer de forma passageira em filmes, séries ou conteúdos virais nas redes sociais.
A educação ambiental na escola é suficiente?
Certos termos-chave relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade apresentam baixa presença no repertório ambiental dos brasileiros. Alguns exemplos são:
- Pegada de carbono
- Ciclo da água
- Combustíveis fósseis
- Preservação florestal
- Efeito estufa
Embora esses conceitos façam parte do ensino básico, grande parcela da população não os lembra com clareza atualmente.
Um motivo possível para isso é o contato limitado com essas questões durante a formação escolar: 43% dos entrevistados afirmaram ter tido pouco ou nenhum contato com temas ambientais durante a escola.
Na vida adulta, o aprendizado sobre o tema ocorre principalmente por meio da mídia, redes sociais e experiências cotidianas, enquanto a educação formal representa uma parcela menor desse conhecimento.
Metodologia
Para entender a relação dos brasileiros com pautas ambientais, no momento, entrevistamos 500 brasileiros residentes em todas as regiões do país.
Ao todo, os respondentes tiveram acesso a 8 perguntas que identificaram os assuntos mais consumidos ativamente no país, os principais obstáculos que afastam a população das pautas ambientais e quando esse tema se torna mais relevante.
A organização das respostas possibilitou a criação do ranking, no qual você confere o percentual de cada alternativa apontada pelos entrevistados.