Entenda como funciona um fogão por indução, suas vantagens e como economizar energia utilizando o equipamento

O fogão por indução é reconhecido por sua eficiência energética, consumindo menos energia em comparação com os fogões tradicionais a gás ou elétricos.

Nos próximos tópicos, abordaremos o funcionamento desse tipo de fogão, quais suas vantagens e desvantagens e veremos se o fogão por indução gasta muita energia.

Continue sua leitura!

Como o fogão por indução funciona?

Neste tópico, responderemos à primeira pergunta essencial: como funciona o cooktop por indução?

O cooktop ou fogão por indução opera com base em um campo eletromagnético. Ao ligar o equipamento, um campo magnético é gerado. Quando uma panela feita de ferro ou aço inoxidável é colocada sobre o cooktop, esse campo magnético induz correntes elétricas na base da panela.

Essas correntes elétricas encontram resistência no material da panela, gerando calor devido ao efeito Joule — um fenômeno da Física que explica a conversão de energia elétrica em calor.

Qual é o consumo de um fogão por indução por mês?

O consumo energético mensal de um fogão por indução varia, em média, entre 50 e 150 kWh. Esse valor depende das horas de uso mensais do equipamento.

Vantagens do fogão por indução

Por ser uma solução moderna e inovadora, o fogão por indução traz diversas vantagens capazes de deixar qualquer cozinha mais funcional, prática e tecnológica! 

Veja alguns dos principais motivos para se ter um cooktop por indução

Segurança

Para quem tem crianças em casa, o fogão por indução é uma excelente escolha. Ele só aquece quando está em contato com uma panela apropriada, feita de ferro ou aço inoxidável. Isso significa que você pode tocar no equipamento ligado sem se queimar. Além disso, ele não produz chamas e elimina o risco de vazamento de gás.

Praticidade

Este equipamento é extremamente fácil de limpar, pois possui uma superfície de vidro lisa. Assim, você não precisa se preocupar com a limpeza de botões, trempes e grelhas. Basta passar um pano úmido no vidro e pronto!

Economia

Embora exija um investimento inicial maior em comparação aos fogões a gás, a longo prazo, o fogão por indução gera muita economia. Sua potência é significativamente maior do que a dos fogões tradicionais, permitindo que a comida fique pronta em muito menos tempo.

Eficiência

Além de preparar os alimentos mais rapidamente, o fogão por indução permite ajustar a temperatura com maior precisão e estabilidade. Isso possibilita a preparação de receitas mais complexas com perfeição.

Desvantagens do fogão por indução

Apesar de oferecer diversas vantagens, o fogão por indução também apresenta alguns pontos negativos em comparação aos equipamentos mais tradicionais, como os fogões a gás ou elétricos.

Confira algumas das principais desvantagens do aparelho.

Custo inicial

O fogão por indução possui um valor de mercado elevado em comparação aos fogões elétricos e a gás. Portanto, é necessário que o consumidor faça um investimento inicial significativo.

Utensílios específicos

O equipamento só funciona quando em contato com panelas especiais, feitas de ferro ou aço inox. Assim, caso você não possua esse tipo de panela, será necessário adquiri-las.

Dependência de energia elétrica

Em caso de falta de energia, o fogão não funcionará.

Como calcular o gasto do fogão por indução?

Para calcular o gasto energético do fogão por indução, você precisará obter algumas informações: potência do aparelho, horas de uso diário e dias de uso por mês

Com esses dados em mãos, você poderá calcular o gasto utilizando a seguinte fórmula:

consumo mensal (kWh) = potência do fogão de indução (W) x horas de uso diário x dias de uso no mês ÷ 1000 

Vamos conferir um exemplo? Um cooktop com potência de 1.500 W, que é utilizado duas horas por dia todos os dias do mês, consome um total de 90 kWh por mês (1.500 x 2 x 30 ÷ 1000 = 90).

Para calcular o custo, basta multiplicar o consumo mensal (em kWh) pelo valor da tarifa de energia elétrica da sua região. Assim, você consegue verificar o impacto financeiro que o funcionamento do fogão por indução representa na sua conta de luz.

Fogões por indução X fogões elétricos ou a gás: qual é a diferença?

Apesar de precisar de energia para o seu funcionamento e constar na lista dos aparelhos que aumentam a conta de luz, o fogão por indução pode ser mais econômico e eficiente do que fogões elétricos ou a gás.

Conheça as principais diferenças entre os modelos:

  • fonte de energia: enquanto os fogões por indução e elétricos utilizam energia elétrica, o fogão convencional utiliza GLP (gás liquefeito de petróleo) ou gás natural;
  • custo: os modelos por indução possuem os preços mais elevados do mercado, enquanto os fogões elétricos e a gás são mais acessíveis;
  • modo de funcionamento: o fogão por indução utiliza energia elétrica para criar um campo eletromagnético que aquece a panela. Já o fogão elétrico utiliza a energia para aquecer resistências elétricas, que, por sua vez, aquecem as panelas. Por fim, o fogão a gás utiliza o combustível para gerar chamas.

Como melhorar a eficiência energética do fogão por indução?

O fogão por indução utiliza energia elétrica para funcionar, o que pode resultar em aumentos na conta de luz. No entanto, não precisa se preocupar, pois existem algumas formas de melhorar a eficiência energética do seu aparelho e economizar. 

Confira as principais a seguir:

  • adotar energia solar: a energia solar é muito mais barata e pode gerar até 95% de economia na sua conta de luz. Assim, você poderá utilizar o seu fogão sem se preocupar com a conta no final do mês;
  • utilizar utensílios adequados: usar panelas, frigideiras e outros utensílios com fundo magnético é essencial para o bom funcionamento e eficiência do fogão por indução;
  • utilize a função timer: com a função timer, o aparelho desliga assim que a sua comida estiver pronta. Dessa forma, você evita que o fogão fique ligado desnecessariamente.

Gostou das nossas dicas para melhorar a eficiência energética do seu fogão por indução? Então não deixe de conferir mais dicas de economia de energia no blog da Bulbe!

Escolha a Bulbe e
comece a economizar.