Você quer saber se o climatizador de ar gasta muita energia? Veio ao lugar certo! Leia e entenda essa e outras características do aparelho

Os dias de calor estão cada vez mais intensos e frequentes. É impossível ignorar um ambiente abafado e você procura por opções para aliviar o problema, até que chega à questão: será que o climatizador de ar gasta muita energia?

Aqui, você entenderá mais sobre o consumo de um climatizador de ar, considerando o gasto médio de energia, como ele se compara com outras opções e como reduzir o consumo para economizar mais. Confira!

Quanto um climatizador gasta de energia no mês?

Um climatizador de ar possui, em média, uma potência de 50 a 200 watts, e gasta de 0,05 a 0,2 kWh de energia por hora

No entanto, o cálculo por mês depende da temperatura do ambiente, do modelo, da potência e da frequência de uso do eletrodoméstico.

Quanto maior a potência de um climatizador de ar, maior a tendência de ele consumir mais energia.

Como calcular o gasto médio do climatizador? 

Para calcular o gasto médio de energia do climatizador, é preciso multiplicar a potência do aparelho pelo seu tempo de uso.

Por exemplo, um climatizador de 70 watts, usado durante 8 horas, consumirá 560 watt-hora por dia. Com esse cálculo simples, é possível ter uma estimativa do impacto do climatizador de ar na sua conta de energia.

Geralmente, um climatizador de ar suporta de 8h a 9h de uso direto.

Supondo que o aparelho fique ligado 8 horas por dia, durante um mês, o cálculo então fica: 560 watt-hora x 30 dias = 16.800 watt-hora. Por fim, dividindo esse valor por 1000 — para convertê-lo em kWh, unidade de medida utilizada em contas de luz — temos o número 16,8 kWh.

Para saber o gasto do climatizador em sua conta de energia, basta multiplicar a quantia de 16,8 kWh pelo valor do kWh na sua região!

Mas, vale lembrar que é importante verificar as especificações do produto para ter ainda mais exatidão no cálculo de quanto de energia um climatizador gasta por mês. Até a limpeza e manutenção do aparelho influenciam em um bom funcionamento.

Qual tipo de climatizador gasta mais energia?

Os climatizadores de ar amenizam a temperatura do lugar, trazem conforto para as vias respiratórias e podem até ajudar a evitar a disseminação de microrganismos no ar.

Mas, você sabia que existem algumas diferenças importantes sobre como cada um funciona? Pois é! E isso tem relação direta com o gasto de energia de cada aparelho.

Entenda mais nos tópicos a seguir.

Climatizador evaporativo 

O climatizador evaporativo utiliza o processo natural de evaporação para resfriar o ar, puxando o ar quente do ambiente através de um painel umedecido com água. 

Quando o ar passa por esse painel, a água evapora, resultando em um ar mais fresco sendo liberado de volta ao ambiente. Eles dependem de espaços e cômodos já bem ventilados naturalmente. A redução de temperatura no local pode chegar a 12 graus. 

Climatizador por aspersão

O climatizador por aspersão faz a pulverização de água em pequenas partículas para refrescar o ambiente, criando uma espécie de névoa.

Esse tipo de aparelho é mais utilizado em áreas externas, como jardins, restaurantes ao ar livre ou áreas de lazer, onde o ar quente pode ser resfriado de forma eficaz. 

Mas, afinal, qual tipo de climatizador gasta mais energia?

A resposta é: depende. Ambos são alternativas eficazes e mais baratas do que o ar-condicionado, por exemplo, mas o gasto de energia varia de acordo com o local de instalação, as condições climáticas do ambiente e a potência do equipamento.

Por isso, é importante contar com a orientação de um profissional para fazer a melhor escolha.

Qual gasta mais energia: climatizador, ventilador ou ar-condicionado?

Você deve estar se perguntando como o climatizador se compara ao ar-condicionado? E o que gasta mais energia, o ventilador ou o climatizador?

Entre as três alternativas, o ar-condicionado é o que gasta mais energia elétrica. Contudo, o climatizador e o ventilador podem dividir o posto de mais econômico.

Isso porque o modelo, a potência e a frequência de uso são determinantes para saber qual dos dois gasta mais.

Dependendo do ar-condicionado, seu consumo mensal em reais equivale a 6 climatizadores e a 7 ventiladores.

Em detalhes, veja como cada aparelho funciona:

  • o ar-condicionado utiliza um compressor e gás refrigerante para resfriar o ambiente, o que consome significativamente mais energia.
  • o climatizador, como já mencionado, pode ventilar e umidificar o ar pela própria evaporação da água, em vez de usar compressores. Tem uma capacidade moderada de refrescar o ambiente e é importante que fique em lugares bem ventilados.
  • o ventilador, por sua vez, apenas movimenta o ar sem alterá-lo termicamente. Ele proporciona a circulação do ar por meio das pás, gerando um vento agradável.

Geralmente, o ventilador gasta menos energia elétrica. Mas, é possível, sim, que um climatizador gaste menos, se for comparado com um ventilador de maior potência, por exemplo.

O que consome mais energia em casa? Leia e amplie seu conhecimento 

Como reduzir o consumo de energia do climatizador de ar?

Aí vão alguns conselhos que fazem toda a diferença para quem quer saber como reduzir o consumo de energia do climatizador de ar:

  1. utilize apenas quando necessário: evite deixá-lo ligado por longos períodos em que ninguém está no ambiente, por exemplo;
  2. faça a manutenção adequada: periodicamente, limpe os filtros do climatizador de ar para evitar que a passagem do ar seja obstruída;
  3. posicione o climatizador estrategicamente: coloque-o próximo de janelas e portas abertas para aumentar a circulação do ar;
  4. aproveite os recursos do seu equipamento: alguns possuem funções de modo econômico ou temporizadores;
  5. escolha o tamanho certo para o ambiente: um climatizador pequeno, se utilizado em um ambiente muito grande, trabalhará mais, gastando mais energia. 

Tendo atenção a esses pontos, você poderá aproveitar o melhor do seu climatizador de ar, inclusive, aumentando a vida útil do aparelho.

Gostou do conteúdo? Nosso blog está recheado de matérias sobre economia na conta de luz, eficiência energética e muito mais. Acesse e leia!

Escolha a Bulbe e
comece a economizar.