Você sabia que mesmo em standby um carregador de celular consome energia? Leia e saiba mais!
Às vezes, algumas práticas do dia a dia podem passar despercebidas, como carregar algum aparelho e acabar deixando o carregador ligado à tomada para usá-lo novamente quando precisar. No entanto, isso pode acabar aumentando o valor da sua conta de luz.
Embora o gasto seja pequeno, deixar o carregador na tomada gasta energia. Entenda mais a seguir!
O que acontece quando o carregador está na tomada?
O carregador de celular converte a corrente alternada da rede elétrica em corrente contínua, que é mais estável e protege a bateria, tornando-a adequada para o funcionamento do celular.
Porém, quando o carregador está conectado à tomada, mesmo sem um dispositivo sendo carregado, ele continua a consumir energia. Isso ocorre porque o transformador interno do carregador, responsável pela conversão de correntes mencionada anteriormente, permanece ativo.
O carregador, portanto, segue utilizando energia em standby, ou seja, em modo de espera. E apesar de não ser um impacto tão grande na conta de luz, ainda assim, saber disso a longo prazo pode trazer mais economia.
Qual é o gasto energético do carregador?
O consumo médio de um carregador é de 0,26 watt quando não está em uso. Portanto, se considerarmos um carregador de smartphone comum, ele consome cerca de 2,28 kWh por ano se for deixado constantemente na tomada.
Isso pode parecer pouco, mas se formos somar outros dispositivos em standby na casa, o consumo pode ser significativo em algum tempo.
Como calcular o consumo de energia do carregador?
Para calcular o consumo de energia de um carregador é simples! Basta você seguir os passos a seguir:
- identifique a potência do carregador. A potência em watts (W) está normalmente indicada no próprio carregador;
- multiplique a potência pelo número de horas que o carregador fica ligado. Por exemplo, se o carregador consome 0,3 W e fica ligado na tomada 24 horas por dia, você pode fazer esse cálculo: 0,3 W x 24 horas = 7,2 Wh;
- divida por 1000 para obter o valor de kWh, que, nesse caso, será de 0,0072 kWh por dia;
- calcule o valor mensal: tendo o valor de kWh, você multiplica por 30 (dias do mês). O valor final do exemplo será de 0,0072 kWh x 30 = 0,216 kWh por mês;
- multiplique pelo custo do kWh: verifique o valor do kWh na sua conta de luz e multiplique para saber o impacto financeiro na conta!
Riscos de deixar o carregador na tomada
Além de um consumo desnecessário de energia, ainda que pequeno, deixar o carregador conectado à tomada pode representar riscos. Veja alguns:
Superaquecimento
Em algumas situações, o carregador pode esquentar excessivamente por ficar conectado à corrente elétrica, o que pode danificar o aparelho ou até causar curto-circuito. Por mais que pareça inofensivo, muitos desses aparelhos podem até mesmo iniciar incêndios.
Danos ao carregador
Manter o carregador constantemente conectado pode reduzir sua vida útil, e acabará demandando mais tempo para completar a carga do aparelho, o que, por consequência, acaba consumindo mais energia.
Choques
Quando o carregador está na tomada, a ponta do cabo que se conecta ao celular também pode apresentar risco de choque. Mesmo operando com baixa potência, existe a possibilidade de levar uma descarga elétrica, seja com o carregador em utilização ou não.
Prefira carregadores originais
Além disso, é importante ter em mente que carregadores paralelos, não originais, acabam também consumindo mais energia e, normalmente, carregam mais lentamente.
Os carregadores originais e aprovados pela Anatel passam por testes e são mais resistentes ao superaquecimento, além da tecnologia de procedência.
Dicas rápidas para economizar energia no dia a dia
Veja algumas dicas rápidas que podem te ajudar a economizar energia com seus carregadores.
- Desconecte o carregador da tomada quando não estiver em uso: isso evita o consumo desnecessário e possíveis riscos.
- Prefira aparelhos com selo da Anatel: os aparelhos aprovados pela Anatel passam por processos de qualidade e são mais eficientes, além de consumirem menos energia.
- Utilize timers ou temporizadores do próprio aparelho: alguns aparelhos possuem aviso ao completarem a carga. Isso ajuda a carregá-los o necessário e te avisa quando você pode desconectar o carregador.
- Não utilize os aparelhos enquanto carregam: isso causa aquecimento tanto do aparelho quanto do carregador.
- Não deixe carregando enquanto você dorme: isso causa excesso no consumo de energia, além de causar problemas para o aparelho e superaquecê-lo.
E se você gostou desse conteúdo, acesse o blog da BulbeEnergia! Lá você encontra dicas de economia de energia, como calcular o consumo de eletrodomésticos e muito mais.