Como descartar? Veja o ranking dos itens que mais geram dúvidas nos brasileiros
Saiba quais são os locais de descarte correto
Em 2023, 41% do lixo gerado no Brasil ainda foi descartado de forma inadequada, acumulando-se em lixões e córregos urbanos, de acordo com a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), evidenciando, além de desafios estruturais, falta de informação.
Diante disso, fomos entender se o brasileiro sabe descartar seu lixo corretamente e descobrimos que dúvidas sobre o tema cresceram 84% nos últimos dois anos, gerando mais de 300 mil pesquisas no Google.
Onde descartar?
Apesar da existência da “Lei dos Resíduos Sólidos”, que estabelece a responsabilidade compartilhada pelo descarte de aparelhos eletrônicos, a busca por informações sobre como descartar esses materiais segue em alta.
Com 35% das pesquisas online, a categoria de eletrônicos e eletrodomésticos lidera as dúvidas da população na internet, totalizando cerca de 120.274 buscas entre 2023 e 2025.
Entre os itens eletrônicos mais procurados estão pilhas e baterias, CDs e DVDs, geladeiras, celulares e acessórios. Lojas de eletrônicos, ecopontos e cooperativas de reciclagem são os destinos mais recomendados desses objetos para reduzir o impacto ambiental.
Por sua vez, em segundo lugar, a categoria de descarte de produtos como químicos e lixo hospitalar representa 22% das buscas.
As principais dúvidas envolvem materiais como raio-X, tintas, veneno de rato, chumbo, soda cáustica e termômetro de mercúrio.
Esse tipo de material deve ser descartado de maneira segura em farmácias, postos de saúde ou diretamente com os fabricantes, estabelecendo um consumo mais consciente.
Na terceira posição, com 18% das pesquisas, estão os resíduos de vidro, como garrafas, espelhos, cacos e vidro temperado.
Esses objetos devem ser descartados em postos de coleta seletiva ou, se no lixo comum, devidamente embalados para evitar acidentes.
Confira abaixo os locais de descarte de cada resíduo:
PONTOS DE COLETA ESPECÍFICOS
- Pilhas: Leve-as a Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), ecopontos ou lojas de eletrônicos.
- Raio-X: Entregue em hospitais, clínicas ou pontos de coleta especializados para reciclagem.
- Tinta: Tintas à base de água podem ser descartadas em ralos, mas as à base de solvente devem ser secas e encaminhadas para pontos de coleta especializados.
- Geladeira: Procure centros de reciclagem ou pontos de coleta especializados.
- Veneno: Nunca descarte no lixo comum; leve a pontos de coleta para resíduos perigosos.
- Isopor: Leve a pontos de coleta seletiva ou ecoponto.
COLETA SELETIVA E RECICLAGEM
- Garrafa de Vidro: Leve a pontos de coleta seletiva ou retornáveis.
- CD: Entregue em centros de reciclagem ou via participação em programas de logística reversa.
LIXO COMUM
- Espelho Quebrado: Embale cuidadosamente e descarte em ecopontos ou no lixo comum.
- Giletes: Envolva em material resistente e descarte no lixo comum.
REUTILIZAÇÃO, DOAÇÃO OU DESCARTE ESPECIAL
- Sofá: Doe ou agende a coleta com serviços municipais ou privados.
- Madeira: Leve a centros de coleta seletiva ou contrate empresas especializadas.
METODOLOGIA
Para descobrir as dúvidas sobre o descarte de resíduos mais pesquisadas no Brasil, levantamos as buscas para o termo “como descartar”, “descarte de” e suas variações entre março de 2023 e março de 2025.
A partir dessas expressões, foi possível compreender o volume de buscas e criar o ranking de itens descartáveis mais procurados para o descarte correto.