Descubra quais são as cinco melhores otimizações tecnológicas para a sua empresa, indo desde aspectos de sustentabilidade ambiental até o uso da robótica e análise de dados para melhorar a performance e eficiência da companhia.
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A busca por otimizações nos processos e negócios inteligentes para obter uma vantagem competitiva está cada vez maior. Várias empresas buscam formas de reduzir custos, aumentar a produtividade e tornar-se uma referência em seu ramo de atuação.
Para chegar a um nível de excelência, as empresas devem se adaptar aos novos modelos de negócios e desejos dos clientes. Para isso, a utilização da tecnologia é fundamental para mostrar os caminhos que levam a uma maior eficiência em todo o processo.
As otimizações tecnológicas proveem melhorias no trabalho, otimizam o desempenho dos colaboradores, facilitam a vida dos clientes, aumentam a performance da empresa, bem como acarretam em uma redução de custos.
Com todos esses benefícios, é normal que o empreendedor, ao tentar adaptar sua organização para o modelo de negócios do futuro, tenha em mãos diversas opções de otimização para implantar em sua empresa.
Neste artigo, iremos mostrar quais são as cinco melhores otimizações tecnológicas para a sua empresa, englobando desde a adoção da sustentabilidade na empresa, para contribuir com o desenvolvimento sustentável, o emprego de fontes renováveis de energia, para preservar o meio ambiente e produzir mais com menos custos, como também a implantação de robôs, Machine Learning e Internet das Coisas (IoT), para a invenção de novos meios de produção, automação e maior performance de processos.
Top 5 Otimizações Tecnológicas
A seguir, vamos listar as cinco melhores otimizações tecnológicas para a sua empresa. Confira!
1. Negócios Sustentáveis
A partir de meados da década de 60, uma maior preocupação com a preservação ambiental surge no mundo com a elaboração da NEPA (Lei de Política Ambiental Nacional Americana) e de diversas conferências e acordos que visam a preservação ambiental, aumentando a consciência sobre o tema.
A partir da década de 90, o conceito de desenvolvimento sustentável chega às indústrias por meio da regulamentação de processos produtivos, normatização de padrões de produção e consumo e da qualidade de produtos.
Tudo isso fez com que empresas saíssem de seus padrões de operação para assumirem novas metodologias que levassem em conta a preservação do meio ambiente, para não serem penalizadas em diversas leis ambientais criadas.
Hoje, esse conceito de desenvolvimento sustentável nas organizações não cabe somente às grandes indústrias, mas sim a todas as organizações. De acordo com a pesquisa realizada pela agência Union+Webster, 87% dos brasileiros preferem consumir produtos ou adquirir serviços de empresas que prezam pela sustentabilidade em seus processos.
Indo mais além, a pesquisa conclui que 70% dos entrevistados pagam mais caro por produtos sustentáveis, o que se traduz em uma grande vantagem competitiva.
A prática sustentável gera benefícios para a empresa, a sociedade e o meio ambiente. Existem diversas formas de as empresas adotarem procedimentos sustentáveis, variando de acordo com o ramo de atuação.
Uma boa sugestão é adotar medidas de conscientização ambiental na empresa, firmar parceria com cooperativas de reciclagem, utilizar recursos menos poluentes e se enquadrar na Política Nacional de Resíduos Sólidos, bem como na certificação da norma ISO 14000 que, além de estabelecer diretrizes para a gestão ambiental em empresas, também pode ser necessária para a obtenção de financiamentos e para a entrada no mercado de alguns países.
2. Energia Renovável
Seguindo com a preocupação ambiental, atualmente já está mais que comprovado que o planeta não irá conseguir manter por muito mais tempo o mesmo ritmo de produção utilizando apenas fontes não renováveis de energia, tal como a hídrica.
Com essa situação, surgem dois fatores de grande relevância: enquanto a utilização de fontes não renováveis diminui a cada dia, trazendo uma séria preocupação com o futuro do planeta, o preço da energia fica mais caro, o que representa um maior custo de produção e, consequentemente, um produto mais caro, reduzindo a competitividade.
Sendo assim, as empresas devem priorizar fontes de energias renováveis para seu negócio. Tais fontes, além de serem menos impactantes ao meio ambiente, geram uma redução de custos considerável para a organização. Entre as fontes renováveis existentes, a mais promissora e acessível a todas as empresas é a energia solar.
De acordo com o relatório da Bloomberg New Energy Finance (BNEF), até 2050 as energias mais utilizadas no mundo serão as sustentáveis, principalmente a energia solar e a eólica, com seus mais diversos sistemas de armazenamento. Além disso, o relatório também prevê que os custos de implantação dessas energias também ficarão mais acessíveis.
Com relação às novas formas de energia, a energia solar é a que está mais acessível a todas as empresas, devido à regulamentação da modalidade de energia solar compartilhada. Por meio dela, em vez de a empresa adquirir todos os painéis solares e realizar a instalação e manutenção de um sistema completo de energia solar, é possível alugar os painéis de usinas solares, onde a energia gerada nesses locais é distribuída diretamente pela rede de energia da concessionária local.
3. Machine Learning
Com a nova era digital chegando até empresas de pequeno e médio porte, o uso da inteligência artificial por essas organizações já é realidade. Dentro desse mundo, uma das otimizações tecnológicas que irão modificar a maior parte dos processos é a Machine Learning.
A Machine Learning (Aprendizado das Máquinas) é a capacidade de softwares se adaptarem sozinhos a situações aos quais são expostos, ou seja, a partir do momento em que são acionados, as decisões serão tomadas de forma autônoma e o software conseguirá adaptar-se às mudanças do ambiente em que está inserido.
Essa ferramenta torna-se muito útil para as empresas, principalmente na área de segurança, relacionamento com o cliente e planejamento de processos. Vamos analisar cada uma delas.
Segurança Digital
O futuro da maioria das empresas é digital. Essa tendência já estava sendo confirmada com o passar dos anos e foi acelerada com a pandemia da Covid-19, na qual o número de empresas que aderiram ao e-commerce cresceu exponencialmente.
Com o grande número de empresas on-line, a quantidade de clientes também cresce, acarretando em mais transações on-line e também mais tentativas de roubos de dados ou de compras fraudulentas.
A Machine Learning, que já é utilizada por instituições financeiras para detectar movimentações anormais, também será empregada por todas as empresas para manter sua segurança digital eficiente.
Com o uso da ferramenta, é possível identificar compras com um valor muito maior do que o comum, tentativas de uso indevido de cartões, pedidos de compra realizados em locais muito distantes do comprador e atestar a veracidade de documentos, evitando que tanto a empresa quanto os clientes sofram golpes e prejuízos financeiros.
Relacionamento com o Cliente
Os softwares são totalmente capazes de realizar atendimentos diretos com clientes, eliminando a necessidade de espera por um atendente, bem como aprendem sobre todas as necessidades do consumidor, a ponto de sugerir os produtos que mais fazem sentido ao perfil de cada um.
Além disso, por meio da análise de cada cliente, é possível enviar descontos e promoções personalizadas no momento correto, aumentando a probabilidade de compra. Esses recursos já são utilizados por grandes empresas, tais como Netflix e Facebook, em várias situações.
No caso da Netflix, a partir de alguma série ou filme a que você assista, é possível ir conhecendo seu gosto e sugerir outros títulos que podem te agradar.
Planejamento de Processos
Por meio de softwares inteligentes, tais como CRM, MRP e ERP, todo o controle logístico, de produção, financeiro e de recursos humanos pode ser realizado de uma maneira muito mais eficiente e assertiva.
A produção será programada para a demanda da época, com a quantidade exata de matérias-primas, funcionários e maquinários necessários, inclusive com as datas exatas de pedido e chegada de cada insumo. Além disso, os dados fiscais de cada compra e venda também serão lançados automaticamente, evitando erros humanos.
4. Robótica
A utilização de robôs na indústria ocorre desde a Terceira Revolução Industrial, principalmente em grandes setores industriais, tais como o setor automotivo e o militar.
Atualmente, é possível encontrar robôs com diversas funcionalidades e com preços muito mais acessíveis em relação ao que já foi um dia. Tais robôs podem substituir a força humana, realizar processos com mais eficiência e segurança e auxiliar a equipe na tomada de decisões.
Empresas como a Uber já começaram a utilizar carros totalmente autônomos, bem como lojas de delivery utilizam drones para realizar entregas. Cada vez mais companhias estão unindo a precisão dos robôs com a criatividade humana, criando produtos totalmente personalizados e caminhando para uma nova revolução industrial, a chamada Indústria 5.0.
5. Internet das Coisas
O termo Internet das Coisas (IoT) é muito amplo, sendo apresentado pela primeira vez na década de 90 e definido tanto como a interação entre o homem e os equipamentos, quanto como a conexão entre os próprios equipamentos, o que acarreta em soluções amigáveis no dia a dia das pessoas.
O primeiro eletrodoméstico que adotou a IoT foi uma geladeira da marca LG, lançada em 2002.
Após quase duas décadas, a IoT se expandiu para os diferentes setores da sociedade, chegando às mais diversas empresas. Atualmente, uma série de sensores e transmissores se conectam para garantir eficiência tecnológica no mundo empresarial.
Uma empresa de entregas utiliza aplicativos que mostram o caminho mais rápido até o destino final, enquanto empresas frigoríficas adotam sensores para manter os produtos na temperatura ideal, dentre vários outros modelos em que os eletrônicos contribuem para a tomada de decisão humana.
Além disso, em comércios, a IoT pode ser utilizada para monitorar algumas características dos clientes nas lojas, tais como os locais de maior fluxo, qual a posição dos produtos mais vendidos nas prateleiras, quanto tempo cada cliente permanece na loja, entre outros dados de Big Data que ajudam a decidir a melhor estratégia de vendas.
Conclusão
Tanto na era que estamos vivemos quanto no futuro, a imagem da empresa deverá estar alinhada com os desejos da sociedade. Os clientes, mais do que nunca, estão demonstrando que preferem produtos e serviços que são elaborados de maneira sustentável, não agredindo o meio ambiente. Empresas que não estão com seus processos otimizados para essa linha de pensamento têm a tendência a ficarem cada vez mais em desvantagem no mercado.
Além disso, a sustentabilidade traz muitos benefícios para as empresas, pois abre portas para a atuação em novos mercados, como também faz o negócio ser mais eficiente e reduz os custos por meio da adoção de fontes renováveis de energia, tal como a energia solar.
Tratando-se de performance, o uso da robótica, Machine Learning e IoT traz uma grande vantagem competitiva. Por meio dessas otimizações, os processos ganham muito mais eficiência, são realizados com uma maior precisão e com menos tempo, além de trazerem dados que dão embasamento para a análise do comportamento dos clientes.
O uso conjunto de robôs com a criatividade humana possibilita a criação de produtos altamente personalizados, sendo o conceito da futura revolução industrial, a chamada Indústria 5.0.
Por meio da Machine Learning, os processos produtivos são programados com a quantidade exata de matéria-prima, maquinários e mão de obra. No meio on-line, as preferências individuais dos clientes são apresentadas, fazendo de cada visita ao e-commerce uma experiência única. As transações financeiras também serão mais seguras no mundo on-line por meio dessa ferramenta, pois a autenticação de documentos e a avaliação de transações será muito mais segura.
A IoT trará uma série de benefícios para a empresa por meio da intercomunicação entre os dispositivos, seja para controlar um ambiente, seja para sinalizar os caminhos mais fáceis a serem percorridos, seja para dar informações sobre o comportamento do cliente em determinada loja.
Com todas as otimizações tecnológicas apresentadas, a disputa por uma vantagem competitiva será muito acirrada, a ponto que pode ser necessário mudar a metodologia de trabalho em vários setores da empresa. Porém, tais mudanças virão para agregar à organização, aos clientes e ao meio ambiente, garantindo um desenvolvimento sustentável e também produtos e serviços com cada vez mais qualidade.
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